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Venda de seguro, inclusive online, exige profissionalismo

Fonte: Data: 15 abril 2015 Nenhum comentário

Com a migração da sociedade para o ambiente online, demandando a aquisição de produtos e serviços pela internet com mais comodidade e rapidez, surgem as mais variadas ideias para obter lucros neste cenário.

O mercado de seguros exige que seus profissionais tenham conhecimento para levar o assunto à população que ainda não tem a cultura de contratar seus produtos e nem de dar a elas prioridade ao destinar seus rendimentos. Mesmo após estarem habilitados, corretores de seguros se dedicam a estudar este dinâmico mercado, para garantir que os segurados estejam realmente protegidos com as soluções mais adequadas às suas necessidades.

Para quem vê de fora, parece simples selecionar uma apólice para o cliente, imaginam que isso pode ser feito em massa, por um sistema na internet. Com certa frequência, surgem novas tentativas para ganhar dinheiro de forma genial com uma corretora online. Diferente de outros países, no Brasil as experiências de venda de seguros sem a consultoria de corretores não deram certo.

Chama a atenção uma matéria do site empreendedoronline.net.br, intitulada “Seguros online são uma opção para o empreendedor digital”. Há quem acredite que o mercado de seguros seja formado por amadores e desatentos à era digital. “Se você está procurando uma boa oportunidade de ganhar dinheiro na internet, certamente o segmento de venda de seguros online é um campo a ser avaliado. O segmento vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos e promete se manter nesse ritmo ainda por um bom tempo à medida que as pessoas usam cada vez mais a internet para procurar um seguro barato para garantir seu patrimônio. É ai que entra a figura do empreendedor do setor de seguros em cena. Por que não levar a sua seguradora ou serviço de corretagem de seguros para o mundo virtual?”, diz trecho da matéria. “Não porque uma determinada empresa ou segmento de negócio já atua na Internet que significa que este segmento está sendo bem aproveitado no mundo online. Muito pelo contrário, muitas empresas colocam seus sites sem  a menor preocupação com questões fundamentais como, por exemplo, o marketing digital e atuação nas redes sociais. E acreditem, a maioria das empresas de seguros se enquadra nesse cenário apresentado, com raras exceções.”, desdenha a matéria.

“A tecnologia para a criação de um site de seguros online não é tão complicada como pode parecer. Tudo depende do serviço que você vai oferecer. Em alguns segmentos como seguros auto e seguros para motos o processo de cotação online é bem fácil uma vez que os parâmetros podem ser definidos dentro de uma rotina rodando no próprio site. Em outros casos, como os de seguro saúde viagem e seguro viagem internacional, a rotina exige um pouco mais de sofisticação por exigir uma melhor avaliação dos dados e consultas a tabelas específicas. A criação de um site de seguros online é apenas uma das várias opções de negócios online. Estaremos publicando outras matérias com sugestões de negócios”.

A matéria ganhou repercussão e foi republicada. Em outro site, leitores comentaram animadíssimos com a oportunidade. Um deles pareceu ansioso para criar o site – e começar a aprender sobre seguros. “Muito boa ideia! Vocês têm noção de quanto se gastaria para montar um site de seguros online para autos e motos? Grato!”. Recebeu uma resposta do site, curiosa: “Não, nunca tivemos esse tipo de experiência”.

Pareceu a mesma banalização da atividade de corretagem de seguros que gerou revolta em muitos profissionais quando foi noticiado que postos de gasolina venderiam seguros – seguindo o precedente de lojas, supermercados, casas loterias. A indignação era legítima: “E na hora do sinistro, o segurado irá procurar o frentista?”. Claro que em todos os casos há um corretor de seguros responsável pela operação, como reza a lei, mas não existe o atendimento consultivo.

A internet é uma poderosa ferramenta de negócios para o corretor de seguros, e sua presença física dá garantias a esse produto intangível para a grande maioria das pessoas, que é o seguro.

Com os profissionais do assunto, a contratação é mais segura. Os corretores de seguros também lideram o mercado de certificação digital no Brasil, responsáveis pela emissão da maioria dos certificados digitais vigentes e pela defesa do uso dessa tecnologia para o completo ciclo de comércio eletrônico de seguros.  Aos poucos vemos a consolidação da certificação digital nas apólices de seguros, viabilizando de fato seu comércio eletrônico. Com corretores de seguros habilitados nesta operação.

 

 

 

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