Com a migração da sociedade para o
ambiente online, demandando a aquisição de produtos e serviços pela
internet com mais comodidade e rapidez, surgem as mais variadas
ideias para obter lucros neste cenário.
O mercado de seguros exige que seus
profissionais tenham conhecimento para levar o assunto à população
que ainda não tem a cultura de contratar seus produtos e nem de dar
a elas prioridade ao destinar seus rendimentos. Mesmo após estarem
habilitados, corretores de seguros se dedicam a estudar este
dinâmico mercado, para garantir que os segurados estejam realmente
protegidos com as soluções mais adequadas às suas necessidades.
Para quem vê de fora, parece
simples selecionar uma apólice para o cliente, imaginam que isso
pode ser feito em massa, por um sistema na internet. Com certa
frequência, surgem novas tentativas para ganhar dinheiro de forma
genial com uma corretora online. Diferente de outros países, no
Brasil as experiências de venda de seguros sem a consultoria de
corretores não deram certo.
Chama a atenção uma matéria do site
empreendedoronline.net.br, intitulada “Seguros online
são uma opção para o empreendedor digital”. Há quem acredite que o
mercado de seguros seja formado por amadores e desatentos à era
digital. “Se você está procurando uma boa oportunidade de ganhar
dinheiro na internet, certamente o segmento de venda
de seguros online é um campo a ser avaliado. O segmento
vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos e
promete se manter nesse ritmo ainda por um bom tempo à medida que
as pessoas usam cada vez mais a internet para procurar um seguro
barato para garantir seu patrimônio. É ai que entra a figura do
empreendedor do setor de seguros em cena. Por que não levar a sua
seguradora ou serviço de corretagem de seguros para o mundo
virtual?”, diz trecho da matéria. “Não porque uma determinada
empresa ou segmento de negócio já atua na Internet que significa
que este segmento está sendo bem aproveitado no mundo online. Muito
pelo contrário, muitas empresas colocam seus sites sem a
menor preocupação com questões fundamentais como, por exemplo, o
marketing digital e atuação nas redes sociais. E acreditem, a
maioria das empresas de seguros se enquadra nesse cenário
apresentado, com raras exceções.”, desdenha a matéria.
“A tecnologia para a criação de um
site de seguros online não é tão complicada como pode parecer. Tudo
depende do serviço que você vai oferecer. Em alguns segmentos
como seguros auto e seguros para motos o
processo de cotação online é bem fácil uma vez que os parâmetros
podem ser definidos dentro de uma rotina rodando no próprio site.
Em outros casos, como os de seguro saúde
viagem e seguro viagem internacional, a rotina exige
um pouco mais de sofisticação por exigir uma melhor avaliação dos
dados e consultas a tabelas específicas. A criação de um site de
seguros online é apenas uma das várias opções de negócios
online. Estaremos publicando outras matérias com sugestões de
negócios”.
A matéria ganhou repercussão e foi
republicada. Em outro site, leitores comentaram animadíssimos com a
oportunidade. Um deles pareceu ansioso para criar o site – e
começar a aprender sobre seguros. “Muito boa ideia! Vocês têm noção
de quanto se gastaria para montar um site de seguros online para
autos e motos? Grato!”. Recebeu uma resposta do site, curiosa:
“Não, nunca tivemos esse tipo de experiência”.
Pareceu a mesma banalização da
atividade de corretagem de seguros que gerou revolta em muitos
profissionais quando foi noticiado que postos de gasolina venderiam
seguros – seguindo o precedente de lojas, supermercados, casas
loterias. A indignação era legítima: “E na hora do sinistro, o
segurado irá procurar o frentista?”. Claro que em todos os casos há
um corretor de seguros responsável pela operação, como reza a lei,
mas não existe o atendimento consultivo.
A internet é uma poderosa
ferramenta de negócios para o corretor de seguros, e sua presença
física dá garantias a esse produto intangível para a grande maioria
das pessoas, que é o seguro.
Com os profissionais do assunto, a
contratação é mais segura. Os corretores de seguros também lideram
o mercado de certificação digital no Brasil, responsáveis pela
emissão da maioria dos certificados digitais vigentes e pela defesa
do uso dessa tecnologia para o completo ciclo de comércio
eletrônico de seguros. Aos poucos vemos a consolidação da
certificação digital nas apólices de seguros, viabilizando de fato
seu comércio eletrônico. Com corretores de seguros habilitados
nesta operação.