Aproximar seus associados de lideranças e
empresas importantes do mercado de seguros é uma das principais
ações do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP). O
almoço promovido no dia 11 de fevereiro trouxe como convidado
especial Norberto Birman, responsável pela área Corporativa da Amil
Assistência Médica Internacional.
Respondendo a perguntas dos corretores de
seguros, Norberto Birman explicou as dificuldades que todo o
mercado encontra para comercialização de plano de saúde individual.
“Quem conhece a história da Amil sabe o quanto nós gostamos dos
planos individuais, houve uma época que a comunicação da empresa
era pautada nesse nicho. Temos a ideia de retornarmos a esse
segmento, a questão crítica é o marco regulatória. Desde que o
sistema passou a ser regulado pela ANS, a autarquia passou a
limitar os reajustes aos consumidores com valores abaixo da
inflação médica que, lamentavelmente, custa muito. Há pessoas que
ficam muitos dias na UTI, o que é caríssimo aos planos”.
Para
Birman, a evolução da medicina tende a encarecer os custos, mas é
necessária. Por isso, é preciso encontrar formas de minimizar esses
impactos. “Nos EUA, a United Health (empresa à qual a Amil passou a
integrar em 2012), criou parcerias para garantir o atendimento para
as pessoas acima de 65 anos. Por exemplo, parceria com o sistema do
governo, no qual o cliente contrata um plano básico e, se quiser um
superior, contribui. Essa é uma das maneiras de se atender hoje a
terceira idade”. Ele também ressaltou a vantagem em ter estrutura
de hospitais e serviços próprios.
Sobre
a contribuição que pode ser dada pelos corretores de seguros,
Norberto Birman mais uma vez frisou a importância de trabalhar em
parceria. “Temos que nos aproximar, como estamos fazendo hoje.
Estamos junto para capacitá-los e treiná-los dentro do produto
saúde, que é um seguro necessário, pois a saúde pública ainda vai
ter problemas por muitos anos”.
Ele
afirmou estar fazendo um trabalho para buscar maior aproximação, ou
reaproximação, com o canal corretor de seguros. “Temos uma gratidão
eterna pelos corretores que comercializam planos de saúde, foi
graças a eles que nós chegamos a essa carteira de 7 milhões de
clientes. Nós entendemos que o mercado tem todos os grupos de
relacionamento, e os corretores detêm uma carteira extremamente
importante de clientes, que muitas vezes estão alojados em outros
ramos mas, talvez por falta de aproximação com o grupo Amil, não
tiveram a oportunidade de conhecer nossos produtos. Esperamos que
2014 seja um marco em nossas relações comerciais”.
O
mentor do CCS-SP, Adevaldo Calegari, afirmou que pelos corretores
de seguros existe o interesse na continuidade dessa aproximação e
sugeriu um trabalho em parceria. “Temos aqui alguns profissionais
da área de saúde, e eu gostaria de convidar esses corretores
especialistas a montar um roteiro de trabalho para apresentar à
Amil, já acertado com o Norberto, para unirmos as experiências.
Nessa aproximação também vamos destacar as oportunidades no
segmento de odontologia. Com a contribuição dos corretores de
seguros especialistas todos têm a ganhar para o crescimento do
mercado”