Investir em inovação e novas
tecnologias é uma das marcas da Sompo Seguros. Recentemente, a
companhia percebeu a necessidade de adotar uma tecnologia para
incrementar a estratégia de aumentar a produtividade da equipe de
vendas e intensificar o foco no cliente e recorreu às soluções da
Salesforce, a líder mundial em CRM. Para promover a iniciativa de
transformação digital em vendas, realizada pela parceira PwC, a
seguradora implementou o Sales Cloud em toda a sua área comercial,
que inclui a matriz brasileira e as mais de 40 filiais distribuídas
pelo País, em uma operação que envolveu aproximadamente 400
pessoas.
“O processo de implantação foi
dividido em etapas e desde a avaliação até o go-live foram
necessários apenas seis meses”, explica Fernando Grossi, Diretor
Comercial da Sompo Seguros.
O fato de a sede mundial da Sompo, no
Japão, já usar soluções Salesforce colaborou para o sucesso do
projeto de transformação digital – 90% dos agentes de campo
utilizam a versão mobile da solução, o que resultou em um aumento
de 36% na produtividade, gerando um ganho médio de 43 minutos em
cada visita. Além disso, aproximadamente 5,5 mil oportunidades de
negócios foram concretizadas após identificados seus potenciais por
meio da base de dados integrada pela ferramenta.
Ter toda a informação necessária ao
alcance das mãos também contribuiu com o atendimento aos parceiros
corretores de seguros. Como toda a equipe – desde os diretores,
superintendentes, gerentes e executivos de contas – está integrada
nessa plataforma única, o processo de solicitação e aprovação de
contratos e negociações, gestão de visitas, resultados obtidos
etc., acontece de forma mais ágil e eficiente.
“Sem desperdiçar tempo para acessar
informações, o agente foca no ativo mais essencial: o cliente”,
destaca Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para a
América Latina, que explica ainda que o uso do aplicativo móvel
torna a equipe muito mais dinâmica, à medida em que os vendedores
podem inserir e monitorar todas as informações sobre os clientes
entre uma visita e outra.
Além disso, a ferramenta Salesforce
possibilitou à seguradora ter uma visão holística de cada corretor,
ao tornar possível a visualização de todas as oportunidades
cadastradas na Sompo Seguros, e o acompanhamento em tempo real da
inclusão de novas oportunidades pelos gestores. “Na era da
conectividade as mudanças ocorrem rapidamente. Ter um processo
sustentado por uma solução móvel e informações em tempo real para
tomada de decisão ágil, promove uma grande transformação com
relação à eficiência e assertividade das equipes que atuam junto
aos clientes”, destaca Denise Marconi, sócia da PwC.
Os planos da empresa preveem a
implementação do Service Cloud e a ampliação da parceria de sucesso
para outras áreas técnicas da Sompo Seguros, como os departamentos
de cotação e de emissão de notas.