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ANDRÉ SANTOS

Como melhorar a imagem que sua equipe passa ao mercado?

Fonte: André Santos Data: 21 outubro 2014 Nenhum comentário

Quando a equipe comercial está em contato com os clientes ela é literalmente a empresa que está sendo representada. A impressão que passará, a imagem que ficará, a qualidade dos produtos e o atendimento prestado está nas mãos e diretamente ligado a pessoa que está tratando com os clientes e, por isso, da 

necessária preocupação dos empresários e líderes de equipe com essa questão.  


Por mais importante que seja a empresa, quem transmite a primeira impressão é aquele que está diretamente em contato com o cliente. É essa pessoa a responsável por passar uma imagem positiva, de otimismo, entusiasmo, alegria e sucesso.

Para que sua empresa passe a melhor imagem possível, existem alguns pontos que podem e devem ser gerenciados. Dentre eles, destaco os que julgo como essenciais, como segue: - Tudo começa no recrutamento e seleção dos colaboradores: Pela importância que tem, esse fator tem sido cada vez mais discutido entre os gestores e donos de empresas. Ë fundamental você montar sua equipe com pessoas que 
tenham identificação com seus produtos e serviços e que através de atitudes, conhecimentos e habilidades representem sua empresa da melhor maneira possível;


- Treinamento e capacitação: Você já deve ter ouvido falar inúmeras vezes que o profissional que conhece melhor aquilo que está vendendo tem mais chances de sucesso. Isso serve para qualquer atividade. O médico que conhece mais do corpo humano atende melhor seus pacientes e o advogado que conhece mais de leis presta melhor serviço aos seus clientes. Todo mundo prefere tratar e comprar de quem conhece daquilo que está vendendo e, portanto, a imagem da empresa melhora muito quando seus colaboradores dominam do seu produto/serviço além do mercado no qual atuam;

- Apresentação pessoal da equipe: É fundamental você prestar atenção à forma como sua equipe se apresenta e se porta diante dos clientes. A linguagem corporal, aparência, postura, maneira de falar e o material de vendas devem obrigatoriamente expressar confiança e credibilidade. Existe um conceito em vendas que diz: “Primeiro você vende você para depois vender a empresa na qual representa”. Em outras palavras eu posso afirmar que mesmo tendo o melhor produto do mundo com o menor preço do mundo, caso o cliente não goste de quem está vendendo ele não compra. O inverso é verdadeiro: 


Você pode não ter o melhor produto nem o melhor preço, mas se o cliente sente segurança e gosta de seu atendimento ele acaba fazendo negócio.

Por fim, pelo que disse até aqui, deve ficar claro que o valor percebido antes da venda tem muito a ver com a imagem que o possível cliente tem a respeito de sua equipe. Esse valor percebido pelo cliente está intimamente relacionado ao orgulho que sua equipe tem dos seus produtos e de sua empresa. Para se ter 
sucesso é imprescindível que sua equipe acredite no que está vendendo, pois é muito difícil vender aquilo que não compramos, além de estar satisfeita e gostar do trabalho que executa. Portanto, preocupe-se em manter um clima saudável no ambiente da empresa, valorize sua equipe e reconheça sempre os 
resultados alcançados.

 

Sucesso e boas vendas!

ANDRÉ SANTOS

André Santos é Corretor de Seguros e palestrante, além de autor dos livros: “Seguros de Vida e Previdência – Modernas estratégias de venda”; “Seguros: Como vender mais e melhor!”; “Dicas de Venda de Seguros” e “Transforme o não em SIM”.  Especialista em comunicação de venda para o mercado de seguros é também diretor da Treinaseg Consultoria e Treinamentos em Seguros. Tel.:(11) 3662-0756 - www.treinaseg.com.br  - andre@treinaseg.com.br

 

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