1 – Atalho de troca de planilha
É normal trabalharmos com mais de uma planilha aberta no Excel, o
que torna excessivamente irritante ficarmos clicando e trocando de
planilha a todo o momento, para evitar esse stress, use o atalho
CTRL + PageUp e CTRL + PageDown para trocar as planilhas. E você
achava que o PageUp e o PageDown eram inúteis né?
2 – Inserir data de hoje
Quando precisamos inserir a data de hoje, geralmente colocamos a
seta do mouse no relógio do Windows, vimos à data correta, voltamos
pro Excel e digitamos a data, certo? Que tal apertar CTRL + ;?
Muito mais rápido e prático!
3 – Soluções de planilhas
Muita gente não conhece essa solução. Vejo pessoas escrevendo algum
Relatório manualmente de Despesas simples manualmente sendo que o
próprio Excel te dá isso de mão beijada. Clique com o botão direito
na planilha, clique em Inserir e troque para a aba Soluções de
Planilhas, aqui você tem algumas soluções já prontas. Use-as! Pra
quê reinventar a roda?
4 – Identificar conteúdo duplicado de
células
Essa dica é sensacional! Vejo por aí muita gente colocando a mão na
cabeça e falando que tem que procurar na planilha inteira valores
duplicados em todas as células. Resolver esse problema é fácil.
Selecione a quantidade de células que queira achar a duplicidade,
clique em Formatação Condicional > Realçar Regras das Células
> Valores Duplicados. Pronto! Agora você sabe tudo que se
repete!
5 – Nomear e encontrar células rapidamente
Pouca gente sabe, mas podemos dar um nome para as células, quando
clicamos em alguma célula, por exemplo A2, ali onde fica escrito o
A2, você pode dar o nome que quiser. Depois de termos as planilhas
com as células nomeadas, podemos apertar F5 que após selecionar o
nome, o Excel te deixa na célula que você pediu. Interessante né?
Quando temos mais de uma planilha, isso ajuda muito a nossa
produtividade.