O Corretor de Seguros atualizado
deve aproveitar as Redes Sociais como uma oportunidade de
relacionamento e a partir deste relacionamento ter a conquista de
novos clientes. Quem não estiver nas redes sociais estará perdendo
uma grande oportunidade!
Como eu faço isso? Primeiramente
temos que ter em mente a idéia de conexão entre as várias redes que
temos, ou seja, o Facebook, o Twitter, o Blog compõe um tripé
interessante para um começo e eles devem estar sempre ligados,
formando um círculo, ou seja, quando você divulgar algo no seu
facebook faça com que ele remeta ao blog ou até o mesmo ao seu
site, que deve ser sua base comercial na internet e o mesmo para o
Twitter.
Estas publicações ao longo do tempo
criarão um relacionamento com o cliente e quando falamos de
publicações há um amplo mercado a ser explorado: matérias
jornalísticas, textos informativos sobre seguro, benefícios que os
clientes podem usufruir a partir do seguro já adquirido, por
exemplo, quando tratamos de Seguro de Vida, é interessante mostrar
para o cliente que acidentes podem acontecer com matérias
jornalísticas, divulgue os benefícios que o cliente da SUA
corretora tem perante a cia seguradora.
É importante não agir com frieza
nas Redes Sociais, é um canal de interação, isso não quer dizer que
você deve perder o profissionalismo, mas dialogue com os
internautas e jamais abandone a rede já construída, há pessoas que
podem querer tirar dúvidas a respeito das informações publicadas
por você e a partir desta interação você conseguirá mostrar ao
cliente que é competente e quem sabe “morderá” um novo segurado.
Mais importante ainda é a resposta rápida, para o internauta tudo
acontece muito rápido, quando ele tem que procurar muito e clicar
muito em algo para achar uma resposta ele acaba desistindo e
perdendo a paciência, ele é prático!
A má administração das redes
sociais trará grandes problemas, pois um cliente que é bem atendido
por ali elogia, mas o cliente que não foi atendido ou foi mal
atendido irá mencioná-lo falando sobre o que achou e há grandes
chances disso acontecer! Pois, quando ingressamos em uma rede
estamos dando a cara a tapa, assim fez a Starbucks, quando iniciou
seu papel no Twitter, ela arriscou ouvir o que os clientes achavam
sobre a sua marca e teve grande sucesso, hoje é um dos Twitters com
mais seguidores no mundo.
Vale ressaltar, que existem
diversas ferramentas de administração das Redes Sociais, que vieram
para facilitar nossas vidas, exemplo disso é o Hoot Suite, uma
ferramenta online e gratuita capaz de fazer a administração do
Facebook, do Twitter e do Blog. Para o blog recomendo a utilização
do WordPress, é um blog que passa profissionalismo e não é difícil
administrá-lo. Para saber o resultado do trabalho existe a
possibilidade de mensurar a quantidade de acessos ao blog, o
próprio wordpress faz isso, mensure quantos seguidores você ganhou
em uma semana, o Tweet Counter faz este trabalho para você. Quanto
ao Facebook, uma dica é puxar a relação de clientes da carteira e
buscá-los dentro da Rede, adicione como amigos e mantenha o
relacionamento, quando já obtiver sucesso, crie uma fan page para
corretora e continue o trabalho.
Temos que crescer junto com a
evolução tecnológica, não podemos ficar fora dessa! É uma
oportunidade de atrair um público mais jovem e fidelizá-lo! Não
fique fora dessa!
Vamos Juntos!!!
Luiz Morales – Presidência UCS