Selecione seu Estado São Paulo
Domingo, 20 de Agosto de 2017


E-mail:
Senha:
Cadastre-se Login
Acessando.... Erro ao acessar. Esqueceu sua senha?

10 dicas para pagar menos no seguro de seu carro

Fonte: Revista Auto Esporte Data: 31 janeiro 2017 Nenhum comentário

Você sabia que a diferença do seguro do seu carro pode variar até 50% de uma seguradora para outra? O dado foi levantado por uma pesquisa da Proteste realizada a pedido de Autoesporte, que apontou a variação do preço do seguro para os 10 modelos mais vendidos do Brasil, entre cinco grandes seguradoras do mercado. De acordo com a pesquisa, as maiores variações de preço foram encontradas para os modelos Fiat Palio Fire (49%),  Ford New Fiesta (41,9%) e Fiat Siena ( 38,5%). Lembrando que todas as cotações foram realizadas para o mesmo perfil de motorista: homem casado, 35 anos, morador da zona sul de São Paulo, com 5 anos de CNH e sem classe de bônus.

Para Hessia Costilla, economista da Proteste, essa diferença deixa claro qual deve ser o primeiro mandamento para quem quer encontrar a apólice mais em conta: pesquisa de preço. Segundo a especialista, isso acontece porque cada seguradora determina sua tabela de acordo com as experiências acumuladas com determinado perfil de cobertura e tipos de condutor e de veículo. Se você quer saber como é possível reduzir o valor da apólice confira algumas dicas.

 

1) Pesquise exaustivamente
Com tantas variáveis e diferenças de preço, a melhor dica para pagar menos é fazer a cotação com o maior número de seguradoras possíveis.

2) Evite a renovação automática e de última hora
Segundo a economista, o ideal é que mesmo no caso de renovar o seguro, o consumidor refaça a pesquisa, inclusive, com corretores diferentes, pois as taxa de comissão são diferentes.

3) Corretor de confiança
Não dá para abrir mão desse profissional, que pode ajudar tanto a esclarecer questões contratuais quanto indicar as coberturas mais indicadas para o condutor.

4) Se possível, evite deixar o carro pernoitar na rua
Carros que pernoitam fora de garagem ou que passam o dia na rua representam um risco maior para a seguradora. Nesse caso, você pode pedir ao corretor que simule a cotação com e sem garagem, pois dependendo do desconto pode valer a pena pagar um estacionamento particular.

5) Adote dispositivos antifurto ou rastreadores
Dependendo da seguradora, ter esse tipo de equipamento no carro pode reduzir de 5% a 10% o valor da apólice. Há inclusive seguradoras que oferecem a instalação do rastreador de graça.

6) Eleve a franquia
Às vezes assumir uma maior participação em caso de prejuízo com o veículo pode ajudar a reduzir o valor do seguro. Mas se o sinistro estiver um pouco acima da franquia, não acione o seguro e arque sozinho com o reparo, assim você garante o bônus na renovação e o desconto no próximo seguro.

7) Fuja dos veículos visados
Se você ainda estiver em busca do melhor modelo para o seu bolso, não se esqueça de realizar as cotações do seguro antes de fechar a compra do carro. Assim você não será pego desprevinido, caso o automóvel escolhido tenha uma apólice alta.

8) Dispense coberturas extras
Hoje, as seguradoras oferecem uma série de serviços adicionais, como assitência residencial que contempla conserto de eletrodomésticos e encanador. Avalie bem se vale a pena pagar mais por isso.

9) Evite multas e sinistros
Motoristas que não acionoram a seguradora para arcar com o sinistro no último ano e que também não tiveram pontuação na carteira, podem reverter o bom comportamento ao volante em bônus e assim conseguir um bom desconto ao renovar o seguro.

10) Não seja um mau devedor
Muita gente não sabe, mas ter o nome negativado pode influenciar no preço do seguro.

 

Para participar e deixar sua opinião, clique aqui e faça login.

 

Últimas