Selecione seu Estado São Paulo
Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018


E-mail:
Senha:
Cadastre-se Login
Acessando.... Erro ao acessar. Esqueceu sua senha?

Projeto de Lei substitui seguro DPVAT

Fonte: SEGS Data: 13 março 2018 Nenhum comentário

Uma proposta do deputado federal e corretor de seguros Lucas Vergílio (SD-GO), quer alterar o seguro DPVAT e já está em análise na Câmara dos Deputados. O projeto de lei substitui o benefício pelo Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito (Soat), e busca estabelecer a livre concorrência.

O Projeto de Lei 8338/17 propõe que os proprietários de veículos possam escolher a seguradora autorizada para contratar o Soat. Os prêmios e valores de indenização passarão a ser estabelecidos pelas companhias, e supervisionado pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Para Vergílio, o DPVAT já está desgastado em sua operacionalização, fazendo com que o número de fraudes aumente a cada ano. “Grande parte dos problemas se deve ao modelo ultrapassado e pouco eficiente. Merece destaque a ausência de concorrência, visto que o seguro é comercializado por um único agente operador, a Seguradora Líder do Consórcio DPVAT, com valores de indenização fixados diretamente na Lei 6.194/74 [Lei do DPVAT] e prêmios estabelecidos pelo CNSP”, critica.

Ainda de acordo com o deputado, a sanção do PL será benéfica a todos os agentes do setor. “De um lado, os segurados poderão ter acesso a prêmios potencialmente mais baixos e coberturas mais amplas, em razão da maior concorrência. De outro, as seguradoras poderão atuar em condições estabelecidas pela dinâmica do mercado, e não mais fixadas unilateralmente pela União”.

A proposta vai manter a quitação do prêmio do seguro como requisito para licenciamento anual dos veículos, e tramita em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Para participar e deixar sua opinião, clique aqui e faça login.

 

Últimas