Selecione seu Estado São Paulo
Domingo, 25 de Junho de 2017


E-mail:
Senha:
Cadastre-se Login
Acessando.... Erro ao acessar. Esqueceu sua senha?

O que muda na vida do trabalhador com a Lei da terceirização

Fonte: SEGS Data: 07 abril 2017 Nenhum comentário

Docente do Complexo Educacional FMU e especialista em Direito Trabalhista comenta as principais mudanças

No dia 31 de março foi sancionado o projeto de lei que regulamenta a terceirização no Brasil, com mudanças nas regras para a contratação de trabalhadores por empresas terceirizadas. O projeto amplia a oferta desses serviços, tanto para atividades-meio - em funções como limpeza, vigilância, manutenção e contabilidade -, quanto para atividades-fim, que incluem atividades essenciais e específicas para o ramo de exploração de uma determinada empresa.

Maria Alvar, docente do curso de Direito do Complexo Educacional FMU e especialista em Direito Trabalhista, explica as principais mudanças para o trabalhador.

O que é a Lei da Terceirização?

O Projeto de Lei aprovado trata de duas temáticas: a Lei 6019/74, passa a disciplinar o trabalho temporário, bem como dispõe sobre as relações de trabalho nas empresas de prestação de serviços a terceiros de forma ampla. Assim, as empresas poderão contratar trabalhadores terceirizados para exercer cargos na atividade-fim e não apenas para as atividades-meio, como acontece atualmente.

A contratação de terceirizados poderá ocorrer sem restrições, seja no setor privado ou na administração pública. Com a alteração da Lei a terceirização de serviços determinados e específicos é permitida, por meio da contratação direta e de subcontratação.

O que a lei permite e o que ela não altera?

A terceirização será permitida em qualquer atividade, tanto no setor público como privado e nos termos do artigo 9º § 3º, sem os limitadores relacionados à atividade-fim. O Projeto de lei aprovado não altera os postulados expressos no artigo 3º da CLT em relação a subordinação jurídica e a pessoalidade.

A docente está à disposição para entrevistas, a fim de detalhar o tema.

Sobre o Complexo Educacional FMU

O Complexo Educacional FMU, que engloba o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e o FIAM-FAAM Centro Universitário, é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos há mais de 45 anos. A instituição oferece mais de 70 cursos de Graduação Tradicional e Tecnológica, mais de 100 cursos de Extensão, 150 opções de Pós-graduação lato sensu (Especialização e MBA) nas modalidades presencial e a distância, bem como seis opções de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado em Direito da Sociedade da Informação, Mestrado em Saúde Ambiental, Mestrado em Arquitetura, Mestrado em Administração, Mestrado em Administração em Governança Corporativa, Mestrado Profissional em Jornalismo e Mestrado Profissional em Bem estar Animal). Possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores altamente qualificados que oferecem aos estudantes um ensino diferenciado e inovador. Desde 2014, integra a rede internacional de universidades Laureate, que conta com mais de 70 instituições de ensino e mais de 1 milhão de alunos pelo mundo. Pela iniciativa Global Office, oferece aos seus alunos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da carreira com foco empregabilidade sob uma perspectiva internacional. A Instituição também se dedica a potencializar a transformação contínua da sociedade, desenvolvendo projetos que atendem às necessidades atuais da população, tais como atendimentos nas áreas de saúde e direito, entre outros.

 

Para participar e deixar sua opinião, clique aqui e faça login.

 

Últimas